sábado, 19 de junho de 2010

Cirurgia de Lipoaspiração?

Recebi esse texto por e-mail e não poderia deixar de colocá-lo aqui:

"Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?

Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto-imagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação.

Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo,sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção.

Roubar pode, envelhecer não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.

A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?

A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.

Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, o coletivo. Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.

Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas…
Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser.

Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

'Cuide bem do seu amor, seja ele quem for'".


Herbert Viana



Com uma sensatez inigualável, esse cara no qual me fascina escreveu esse texto que, para muitos, assemelha-se à uma boa alfinetada. Para mim também, mas em parte.

Magruchet é meu apelido de infância, criado pelo primo que eu mais amo, o Renato. Isso se deve ao fato de que eu era, segundo ele, gorda e magra ao mesmo tempo(bleco! =p). Mas enfim, sempre gostei do meu corpo e, sinceramente, nunca precisei de dieta para emagrecer. Hoje, eu preciso de uma dieta para engordar. Entretanto, perdia -ainda perco- parte do meu tempo analisando uma sobrancelha mal feita aqui, uma gordurinha ali, ou uma celulite indevida (ao contrário do que você está pensando, eu não sou fútil).

Diante de tanta reclamação mesquinha, ainda consigo enxergar que não só de beleza vive a mulher - e de uns tempos para cá o homem. E agradeço a Deus por ser uma pessoa saudável. Ele quis assim, e é assim que vai ser. Apesar disto, é revoltante ver tantos jovens virando bonecos somente para atender e se manter na indústria da moda. São meninas e meninos que não se conformam com o próprio corpo... pessoas de meia-idade agindo como se tivessem 18 anos... dinheiro jogado fora e discernimento zero.

Como disse Herbert, "(...)Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva".

Fica a ideia. ;)

Ps: Me perdoem por este post rápido. Passei a semana inteira lendo e escrevendo textos para os trabalhos das faculdades. Prometo ser mais prolixa na próxima vez.

3 comentários:

  1. amei o texto,
    e vamos combinar q parece q o mundo está mais de ponta cabeça q outra coisa,sei de tantas pessoas q só pensam na beleza externa e se esquecer do q é a vida e de como viver...
    sou do jeitinho q sou e verdadeiramente mudar não é muiito minha praia não,além de engorda um pouquinho por questão de saúde nada mais eu quero (opa quero sim,ser feliz e fazer pessoas muiito felizes,amei esse teu post rapido...)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Belo texto... triste o mundo que só obeserva a beleza exterior e esquece a essência... as vezes é dificil de entender o mundo em que vivemos, lugar este em que a imagem vale tanto... gosto muito dos teus textos, continue assim ...

    ResponderExcluir
  3. É super perceptível que o Herbert verdadeiramente desabafa nessas linhas como se tudo isso o asfixiasse, como se nossos tolos desejos apertassem seu pescoço, ainda assim ele fala e discursa bem a respeito de tudo isso que é insano e corruptível em nós, neh xu? Mas isso num é novidade nenhuma, quase dois mil anos atrás um carinha bem legal já dizia que futilidades como essas nos levariam a desgraças e a any males sociais. Eu, contudo, tento me manter entusiástico da transformação dessas coisas através, principalmente, de mudança de valores de caráter, valores individuais como fé, amor, perseverança, respeito. Tento manter em minha mente viva a crença que “do pó viemos e para o pó voltaremos”, desse jeito tento valorizar mais o que é humano, sensível e sentimental do que as coisas que atraem meus próprios olhos e geram vontades superficiais.

    Bem legal srta Pernokitas.

    ResponderExcluir